Samuel Corradi

Blog

Saída de arquivo no CorelDraw

publicidade, midia

Não adianta o cara ser bom na arte se não souber cuidar do arquivo na hora da impressão. Vai ficar ruim. Então ai vão algumas dicas que aprendi durante o trabalho na Fala! Minas.

  1. IMAGENS BITMAP - Primeira coisa que temos que ter em mente: O que não for vetor no arquivo, deve estar em uma quantidade de DPIs aceitável (geralmente 300dpi) e em modo CMYK. Para verificar isso clique com o botão direito na imagem BMP e vá em Properties (Alt + Enter). Abrirá o painel Objetic Properties, vá na última aba para conferir o Color Mode e o Resolution.

    Dica: Caso queira, você pode unir as imagens bitmaps que quiser em uma única imagem bitmap. Basta selecionar as imagens que você quiser (usando Shift) e ir no menu Bitmaps -> Convert to Bitmap.... De quebra você também pode escolher a resolução para a imagem que será gerada.

  2. LINHAS GUIA E MARCA DE CORTE - Agora vamos fazer as marcas de corte que orientarão o funcionário da gráfica a cortar as folhas impressas. Crie uma guideline e clique duas vezes nela. Você entrará na janela de opções do CorelDraw, na seção 'Guidelines'. Perceba que o botão Add está desabilitado. Na verdade você deve primeiro  inserir o valor da posição da sua linha guia na caixa de texto que fica ao lado, para depois poder clicar em Add. Nos quatro cantos da página você deve adicionar 3 linhas guias. Uma "colada" a margem página, outra a 0,5 centímetro da margem da página e por último uma guia a 1 centímetro de distância.

    Usando essas linhas guias (que são invisíveis na impressão) vamos criar os traços que serão impressos junto com a arte afim de orientar o profissional que cortará sua peça.

    Repare que após inserir as 3 guidelines em cada lado da página, é como se, usando somente as linhas guias, criássemos 1 quadrado com 1x1 centímetros em cada ponta da página. Vá agora ao menu View -> Snap to Guidelines e desenhe 4 traços confirme o desenho abaixo. Pronto, a guia de corte está criada.

    Dica: A cor desses traços deve ser C100M100Y100K100. Isso por que na hora de gerar o fotolito, tais traços que guiarão o corte aparecerão em todas lâminas. Caso você use apenas a cor Black (K100), a marca de corte aparecerá em apenas 1 dos 4 fotolitos.

  3. Inserindo linhas guias

  4. SANGRIA - Hora de sangrar sua imagem. Calma, calma. Sangrar a imagem não é enfiar a faca no bucho dela não. Isso é o nome dado quando você extravasa a arte para fora das dimensões do papel. Caso você não faça isso, na hora do corte, faltamente aparecerá marcas brancas na borda do material impresso pois o corte não é tão preciso. Então, mesmo que o corte não fique tão perfeito, existirá imagem sobrando para os lados e não ficará marca no material final.

    O quanto você deve sangrar vai depender das especificações da mídia utilizada. A revista Veja por exemplo diz que a sangria de seus anúncios deve ter no mínimo 5mm. Então façamos isso: Utilize as guidelines que estão a 0,5cm de distancia da borda da página para ajustar a sangria. Salve seu arquivo com o sufixo 'sangria' no nome para indetifica-lo.

    Dica: Como o papel é branco, artes com o fundo branco não necessitam de sangria. 

    Inserindo linhas guias

  5. TEXTOS EM CURVAS - Para evitar que o profissional da gráfica esqueça de incluir alguma fonte utilizada em sua arte na hora da impressão, devemos passar todos texto para curva. Para isso utilize o menu Arrange -> Convert To Curves (Ctrl + Q) com o texto selecionado. Salve seu arquivo utlizando a opção 'Save As...' e utilize o sufixo 'saidacurva' no nome do arquivo. Assim você permanecerá com uma versão do arquivo com os textos ainda editáveis caso o cliente resolva alterar alguma coisa na última hora.

    Dica: Para conferir se todas fontes foram realmente transformadas em curva, vá no menu File -> Document Info e lá dentro procure a seção Text Statics. Caso indique a presença de alguma fonte, volte ao seu documento e transforme-a. Caso contrário, é só mandar seu arquivo para gráfica.

Lembrando que, caso sua arte tenha alguma dobra, você também deve fazer a marcação da dobra para orientar a gráfica. Para isso faça um traço semelhante aos feitos para a marca de corte e escreva DOBRA ao lado. E caso o trabalho peça picote, a marcação deve ser feita com um traço pontilhado que, ao contrário da marca de corte e de dobra, atravessa a arte de fora-a-fora indicando exatamente o local onde o picote será feito. Lógicamente antes de imprimir o arquivo, o funcinário da gráfica retirará o traço de cima da arte. No mais, é isso pessoal!

Incluir comentário






9 mensagens enviadas

Diego

Olá preciso tirar uma duvida,montei um encarte de cd numa folha A3,com as medidas corretas do encarte e da contra-capa ,converti em jpg mas qdo mandei imprimir o encarte sai alguns cm menor,e da diferença na hora de encaixar na capinha,pq?

aleandro

ola samuel gostaria de tirar uma duvida
toda vez que que eu converto em bitmap no meu munitor aparenta que a imagem fica muito escura ! isso é normal ou eu perco qualidade da foto ao converte bpm?? me ajuda ae rsrs vlw

Marília Meenguzzo

Oi Samuel,

Estou tentando finalizar uma arte mas não consigo.
Gostei do artigo mas não resolveu muito meu problema.

Bom vou seguir seu conselho e ligar para a gráfica..anos que não me atrapalho no Corel!!

Samuel Corradi

Por tanto, coloque um objeto branco com uma leve borda escura para você poder visualizado na edição. Ligue para sua gráfica. Os caras vão ter o maior prazer em te orientar. Afinal, polpa trabalho para eles na hora de imprimir rs :) Abraço!

Samuel Corradi

Boa pergunta Renato. Faz tempo que não mexo com Corel. Bem, o fundo da página é branco por causa do programa q coloca o fundo da página como branco. Mas na verdade, onde não tem objeto nenhum, na hora de imprimir não sairá cor alguma.

Renato Vianna

Samuel, esotu precisando enviar uma arte para uma gráfica para fazer um adesivo com fundo transparente, só que uma das cores a ser impressa, na verdade um contorno é o branco, como enviar para gráfica, como dizer que quero aquele contorno em branco já que o fundo da página é branco?

Renato Vianna

Samuel, esotu precisando enviar uma arte para uma gráfica para fazer um adesivo com fundo transparente, só que uma das cores a ser impressa, na verdade um contorno é o branco, como enviar para gráfica, como dizer que quero aquele contorno em branco já que o fundo da página é branco?

Renato Vianna

Muito Bom!!!
Estou começando neste mundo que é o corel, é um dos melhores posts sobre como mandar uma arte para gráfica.

Marinho

Ótimo tópico, me foi muito útil

Últimos posts:

Destaques:

PHP Coupé - Desenvolvimento rápido e reaproveitável vForm - Validador universal de formulários

Programming and design by Samuel Corradi