Samuel Corradi

Blog

Os tipos de consumidores

publicidade

Atenção comunicólogos: Lí no livro "Tudo o que Você Não Queria Saber sobre Propaganda - As verdades da profissão que poucos ensinam" de Newton Cesar, um trecho gentilmente retirado do livro "Publicidade é Isso Aí", de Zeca Martins, descrevendo os tipos de consumidores segundo sua visão. Achei interessante disponibilizar aqui como referência. Então, gentilmente também, segue o trecho escrito por Zeca Martins.

Consumidor iniciador
Diante de um refrigerante na lanchonete ou no supermercado, quem inicia o processo da decisão de compra, escolhendo produto e marca, muitas vezes é o filho. A partir do momento em que a criança já tem liberdade de escolha, os pais ficam de figurantes no momento da opção, cabendo a eles apenas pagar a conta.

Consumidor influenciador
Aproveitando o exemplo do filho que você acabou de ler, a mãe pode se tornar uma consumidora influenciadora do filho, fazendo com que ele não escolha a marca pretendida. Isso porque ela pode preferir que o filho tome suco em vez de refrigerante, ou por disponibilidade financeira, senso de proteção, razões culturais, etc.

Consumidor decisor
É aquele que, definitivamente, toma a decisão pela compra. Mas pode não ser você! Isso mesmo. Embora você tenha tomado a decisão da compra, alguém antes de você - o gerente do supermercado, por exemplo - tomou a decisão de deixar somente duas marcas de um determinado produto para você escolher. Então, a sua escolha teve de ser entre o produto A ou B. Mas, se o tal gerente do supermercado tivesse decidido também vender o produto C, o da sua preferência, você o teria comprado. Portanto, o decisor, neste caso, foi ele.

Consumidor comprador
O próprio. Aquele que tira dinheiro do bolso e paga a conta, independentemente da razão. Pode ser a mãe, o pai, o filho, o gerente de supermercado, o funcionário do departamento de compras; o público classe A, B, C, D, qualquer um. Tirou dinheiro do bolso e comprou, é comprador. Ah, mas nem sempre quem compra paga. Às vezes nós compramos uma idéia, uma filosofia, um bem-estar, um conselho. Tem gente que abraça uma causa, compra um "briga" e não paga nada por isso.

Consumidor usuário
Uma companhia de aviação compra um determinado avião e o faz baseado no projeto, na comercialização, na estatística, na segurança etc. Uma vez pronto para voar, você como usuário terá apenas o privilégio de escolher a companhia de aviação que mais lhe agradar. Mas, do avião, você será apenas um consumidor usuário.

Incluir comentário






5 mensagens enviadas

enerson

e vasco!!!!!!!!!!!!

gfhrytdgt

okk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

mikaely

pra mim dizer que era tudo que eu procurava falta
o eficiente.

monica

gostei consegui o que eu precisava vlw

Vinicius

É exatamente oque eu queria. Muito O.B.R.I.G.A.D.O

Últimos posts:

Destaques:

PHP Coupé - Desenvolvimento rápido e reaproveitável vForm - Validador universal de formulários

Programming and design by Samuel Corradi